terça-feira, 11 de agosto de 2009

Tudo que você precisa saber sobre Jazz & Blues

terça-feira, 11 de agosto de 2009
Por Adriano Mariano


Para você que nunca soube a diferença entre Jazz e Blues e muito menos quem veio primeiro, mas não quer fazer feio quando seus amigos começarem a falar sobre o assunto...

Seus problemas acabaram!


Acontece que resolvi ampliar meus conhecimentos acerca desse estilo musical e passar algumas informações básicas sobre esse negócio. O que alguns podem dizer sobre Jazz & Blues é que esse estilo não é muito de aparecer em nossa grade regional, certo? Errado! Escutamos muitas das vertentes do Jazz e Blues e não sabemos. É um vasto mundo que se apresenta de diversas formas e em diversas expressões. Nenhuma outra forma artística se ramificou por tantas direções quanto esse estilo musical denominado Jazz.

Existe o Jazz de Nova Orleans, o Free Jazz, o Swing, o Ragtime e tantos outros... É como se a cada década surgisse uma nova forma de se reinventar no mesmo ritmo. Um fato irrevogável é que essa é uma expressão sempre contemporânea, atual, que se nutre do tempo “agora” e do espaço “aqui”, reproduzindo-se a partir do espírito do “hoje”. Sacou? É um lance meio assim, pá-pum.

O BLUES é, talvez, a vertente mais importante do Jazz e expressão maior da musica negra americana. Tem origem nas musicas religiosas, de estilo simples. Entre os maiores intérpretes pode se falar de Bessie Smith, Ma Rainey, Blind Lemon Jefferson e muitos outros. Mas foi o NEW ORLEANS, ou Nova Orleans, que surgiu como primeiro estilo do jazz, criado pelas bandas pioneiras do estado de New Orleans, claro. Vocês já devem ter visto em filmes antigos aquela negrada tocando um trumpete, um trombone e uma clarineta, mandando vê com sua música de sons plurais e improvisados simultaneamente. Foi nesse estilo que se destacaram King Oliver, louis Armstrong, Johnny Dodds.

Cara, Ctrl+C, Ctrl+V nesses nomes e confiram, porque foi a partir destes que surgiram tantas outras formas de fazer Jazz até chegarmos às conhecidas figurinhas de Norah Jones, Joss Stone, Amy Whinehouse, Eva Cassidy, Michael Bublé, Big Bad Voodoo Daddy e “N” outros nomes.

BIG BAD VOODOO DADDY

Uma leitura atual do que marcou a época da bizavozinha...

Galera, adoro esses caras. Eles fizeram o clássico tema de O MÁSCARA (lembra do Coco Bongo? Hehehe). Vale à pena conferir o som deles e entrar com essa pegada que detonava da década de 30 e 40 que ainda balança a gente.

Abraço a todos. Fui!

0 comentários:

 
29º ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates